ONDE ESTÁ DEUS?
Deus não se encontra nas
palavras bonitas ditas ou escritas em papéis. Deus está em nós, nos nossos atos
de cada dia. Como posso dizer que conheço Deus, se não reconheço nem mesmo o
meu próximo. Como posso dizer que somos irmãos se eu não estendo a minha mão
para você? Conhecer Deus é mais que uma responsabilidade, mais que uma
obrigação, pois, por conhecer a verdade tenho o dever de fazer o que é certo.
Mas nem sempre fazer o que é certo, significa fazer o que é bom para mim. Esse
tal certo exige um pouco ou muito esforço de minha parte em relação ao outro. E
até que ponto eu penso no outro como um ser que tropeça nos mesmos erros que eu ou até mesmo em outros problemas
da vida humana?
A paciência é quem determina
muitos desses caminhos de “ajudar ao próximo”. Confesso que não sou paciente,
não fui tão paciente quanto pensava ser, a paciência me fugiu quando necessitei
dela.
Mas o ser humano totalmente
afetivo e com sede de vida busca a paciência em outros corações. E muitos que
pensam conhecer Deus e os seus intercessores são incapaz de se colocar no lugar
do outro, são adultos com visão egocêntrica, com medo de sofrer preferem não
sair da sua zona de conforto. Não digo resolver os problemas sociais. Estes não.
Estes ficam por conta da Educação. Refiro-me às pequenas soluções do dia-a-dia
que faz toda a diferença para quem aguarda uma nova direção. Se eu não consigo
resolver os pequenos detalhes como é que serei capaz de resolver os maiores?
O certo ou o errado não se
sabe. É por isso que a mente humana tropeça nos pequenos detalhes e nunca
descobrirão os maiores, a vida é sempre um mistério. Eu não vejo Deus nas
pessoas, eu não vejo Deus em mim. A solução dos grandes ou pequenos “erros” deixamos
por conta da lei, por conta da democracia. E Deus se transfere de nós para os
papéis, para os programas de TV, para as páginas da internet. Torna-se mais um
produto do capitalismo. E viva a ciências que afunda cada vez mais a
humanidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário