domingo, 9 de dezembro de 2012


ONDE ESTÁ DEUS?

Deus não se encontra nas palavras bonitas ditas ou escritas em papéis. Deus está em nós, nos nossos atos de cada dia. Como posso dizer que conheço Deus, se não reconheço nem mesmo o meu próximo. Como posso dizer que somos irmãos se eu não estendo a minha mão para você? Conhecer Deus é mais que uma responsabilidade, mais que uma obrigação, pois, por conhecer a verdade tenho o dever de fazer o que é certo. Mas nem sempre fazer o que é certo, significa fazer o que é bom para mim. Esse tal certo exige um pouco ou muito esforço de minha parte em relação ao outro. E até que ponto eu penso no outro como um ser que tropeça nos mesmos  erros que eu ou até mesmo em outros problemas da vida humana?
A paciência é quem determina muitos desses caminhos de “ajudar ao próximo”. Confesso que não sou paciente, não fui tão paciente quanto pensava ser, a paciência me fugiu quando necessitei dela.
Mas o ser humano totalmente afetivo e com sede de vida busca a paciência em outros corações. E muitos que pensam conhecer Deus e os seus intercessores são incapaz de se colocar no lugar do outro, são adultos com visão egocêntrica, com medo de sofrer preferem não sair da sua zona de conforto. Não digo resolver os problemas sociais. Estes não. Estes ficam por conta da Educação. Refiro-me às pequenas soluções do dia-a-dia que faz toda a diferença para quem aguarda uma nova direção. Se eu não consigo resolver os pequenos detalhes como é que serei capaz de resolver os maiores?
O certo ou o errado não se sabe. É por isso que a mente humana tropeça nos pequenos detalhes e nunca descobrirão os maiores, a vida é sempre um mistério. Eu não vejo Deus nas pessoas, eu não vejo Deus em mim. A solução dos grandes ou pequenos “erros” deixamos por conta da lei, por conta da democracia. E Deus se transfere de nós para os papéis, para os programas de TV, para as páginas da internet. Torna-se mais um produto do capitalismo. E viva a ciências que afunda cada vez mais a humanidade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário